Outras vidas no CEAN – Curicaca e cobra-de-duas-cabeças

Vira e mexe alguém pergunta pela curicaca. Quem não conhece e vê uma, sempre se surpreende.

Curicacas são aves com mais de 70 cm de comprimento, bico curvo, cores contrastantes, pernas e olhos muito vermelhos. São vistas em toda a Asa Norte, em áreas aberta caminhando pelo chão, pousadas em galhos altos, voando quase sempre em grupo e vocalizando forte “curicak! curicak!”. Em junho de 2012 havia um ninho com três filhotes ao lado do lago do Parque Olhos d’Água, onde podem ser vistas e ouvidas todo início e final de dia.

O nome comum da curicaca é tupi e o científico, Theristicus caudatus, fala muito sobre essa espécie. O gênero vem do grego theristron, que significa foice, numa referência à forma do bico. O nome específico vem do latim, caudatus, cauda. Ou seja, é o bico-de-foice-de-cauda-longa!

No CEAN é comum vermos curicacas no gramado em torno da quadra de esportes ou voando sobre a escola. Essa que você vê na foto, passeava pelo colégio no início da tarde de sexta-feira, 10 de agosto.

Imagem

Em um determinado momento a ave começou a explorar o chão com o bico até que tirou de dentro de um buraco uma cobra-de-duas-cabeças, outro animal comum na escola.

Imagem

As cobras-de-duas-cabeças, ao contrário do que o nome diz, não são cobras de verdade, mas lagartos ápodos, ou seja, lagartos sem pernas.

Imagem

O gênero das cobras-de-duas-cabeças é Amphisbaena, palavra latina que deriva do grego amphísbaina, uma espécie de serpente mitológica, que tinha uma cabeça em cada extremidade e andava para os dois lados. Em grego, amphís significa de ambos os lados e baínó é o verbo andar. A espécie de cobra-de-duas-cabeças que ocorre no CEAN é, provavelmente, Amphisbaena alba, apesar dessa da fotografia não parecer tão branquinha assim.

Imagem

Como você pode ver pela sequência de fotos, a curicaca conseguiu engolir a cobra-de-duas-cabeças por inteiro, e isso durou menos de um minuto.

Outra coisa que as fotos mostram, é a grande quantidade de papel jogado pela escola, e isso não é nada legal.

Imagem

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s